Neste primeiro review vou comentar sobre a saga BW como um todo, para ajudar a quem não está situado: Pokémon Best Wishes (ou Black & White no ocidente) foi dividido em 3 temporadas no Japão, sendo elas Best Wishes, Best Wishes 2 (referência aos jogos Black & White 2) e Best Wishes Episode N, sendo que esta última teve início em 17/01/2013 nas terras nipônicas, após o 108º episódio de Pokémon BW. Devo dizer que, se você já largou o anime a tempos atrás e tem vontade de assistir novamente, mesmo que só por curiosidade, vale a pena pegar Best Wishes desde o começo. O anime sofreu um pequeno reboot, com o Ash e Pikachu partindo sozinhos para Unova e fazendo novos amigos humanos e pokémons. O anime, apesar de haters dizerem que “não é mais como antigamente”, continua com a mesma fórmula de sempre: andar pelo continente batalhando, coletando insígnias, lutando contra uma organização criminosa e participando de torneios.
Mas Best Wishes não foi “só mais uma” jornada. É uma temporada agradável de se assistir, em especial pelos personagens carismáticos que foram introduzidos: Tivemos Iris (dublada por Aoi Yuki, a mesma voz de Madoka), que é uma menina-da-selva que sonha em ser uma mestre de Pokémons dragões, tem forte fé em coisas místicas, e vive tratando o Ash como criança (mas ela mesma comete muitas gafes com seu parceiro dragão Axew). Cilan (dublado por Mamoru Miyano, o mesmo de Okabe Rintarou de Steins;Gate e que dá a ele uma interpretação incrivelmente hilária) é o garoto civilizado que acredita muito na ciência (percebam como é o oposto da Íris), ex-líder de ginásio e que já conquistou o sonho dele, que é ser um Sommelier Pokémon de alta classe (“Sommelier” é alguém que trabalha avaliando a ligação entre treinadores e seus pokémons). A Equipe Rocket também está presente, mas mudaram muito e se tornaram sérios, deixando o papel de “personagens engraçados” para a dupla Cilan e Iris. Os Pokémons dos protagonistas também são legais: cada um tem uma personalidade própria, com destaque para o Oshawott de Ash. Também temos personagens secundários bem característicos, como a descuidada Bianca e a ciumenta sommelier Burgundy (que prefiro chamá-la de Cabernet). O único personagem que deixa mesmo a desejar é o próprio Ash… até a saga anterior, Diamond & Pearl, você via inteligência nele. Ele treinava o Gliscor a voar melhor, o Turtwig a soltar esfera de energia… ele criou até mesmo técnicas que não existem nem nos jogos de Pokémon, como o “Counter-Shield”. Mas em BW, todo o treinamento passou a ser: “Pikachu, vamos treinar!” daí eles vão quebrar pedras atrás do centro Pokémon (??) ou então ele desafia um pokémon fraco dos companheiros, quase sempre tendo o treinamento interrompido (lembram disso lá no final da primeira temporada? Pois é, daquele jeito). Fora que ele passou a ser o “personagem orelha”, aquele destinado a olhar todo santo Pokémon na pokédex para explicar o que aquele Pokémon faz, para o telespectador. Isso gerou cenas bizarras, como ele no ginásio venenoso conferindo na pokédex quem era o Koffing.Koffing, aquele Pokémon do James que ele cansou de ver na primeira temporada e cuja evolução o perseguiu por 3 continentes….. Bom, se deseja assistir Best Wishes/Black & White, assista pelos outros personagens, não pelo Ash.
Ainda há um detalhe importante sobre Best Wishes. No episódio 23 seria introduzido mais uma equipe vilã no anime, o Team Plasma. Só que o episódio introdutório, que conteria cenas de prédios sendo destruídos e forças radioativas, teve a exibição cancelada devido ao grande terremoto de 2011 que provocou aquela tsunami e danificou uma usina nuclear japonesa, além de ter causado muitas mortes. Em parte por respeito às vitimas (mas também pela alta superstição do povo japonês), os diretores pularam o episódio e os roteiristas tiveram que correr para adaptar o anime e adiar a estréia do Team Plasma. Obviamente, isso deixou Best Wishes com um claro buraco no roteiro, que acabou se resumindo a missões aleatórias da Equipe Rocket, muitas sem sentido, tentando capturar o trio lendário Landorus, Thundurus e Tornadus. Felizmente, a boa notícia é que não abandonaram o Team Plasma, mas programaram para aparecerem logo após o término da liga Unova.
0 comentários:
Postar um comentário