Perfil: Gruntilda Winkybunion (Banjo-Kazooie)
Ouça a essa música tema enquanto lê a matéria:
Caldeirão, caldeirão meu…
Talvez por enxergar seu reflexo em um caldeirão em vez de em um espelho, Gruntilda sempre se achou bonita, até que esse mesmo caldeirão (de nome Dingpot) lhe trouxe a triste notícia: ela não era a mais bonita, muito pelo contrário, o título pertencia a Tooty, irmã de Banjo. Movida pela inveja, a bruxa rapidamente rapta a ursinha loira para roubar-lhe tudo o que tem de bela através de uma máquina capaz de transferir a beleza de um ser para o outro. Mas, como toda vilã, Gruntilda fracassa em seus planos graças ao sucesso da missão de resgate encabeçada por Banjo e Kazooie em Banjo-Kazooie (N64). A única possibilidade de ter seus sonhos realizados acontece quando o jogador morre, levando-o a uma cena onde Gruntilda absorve a beleza de Tooty em detrimento de uma feiura horrenda à irmã de Banjo. Mas, mesmo sendo derrotada no fim do game, Gruntilda não se deixou derrotar tão fácil. Além de ter de enfrentar os desafios de todos os 9 mundos do jogo, Banjo e Kazooie ainda encaram a temível Gruntilda cara-a-cara para salvar Tooty.
Uma colher de invjea, um toque de maldade…
Embora esteja sempre a trocar de corpo, Gruntilda é conhecida por sua maldade excessiva, inveja e sentimento de vingança exacerbado. Por tabela, se junta a Bowser, Ganondorf e Ridley no clube de vilões que nunca desistem. Como uma legítima bruxa, Gruntilda conta com poderes mágicos bastante versáteis. Com disparos luminosos, ela foi capaz de reduzir a casa de Banjo a escombros. Inclusive em uma ideia descartada durante o processo de produção do jogo, Gruntilda transformaria a dupla dinâmica em sapos, obrigando Tooty a ser uma personagem jogável durante algum tempo. Também é possível supormos que as mazelas enfrentadas pelos diversos mundos da série sejam muitas vezes obras de sua maldade.Outras atrocidadades que entram na lista são escravidão e assassinato, que se tornam mais frequentes após o primeiro Banjo-Kazooie, quando a série passa a se tornar relativamente mais “adulta” - embora não chegue ao patamar de um Conker’s Bad Fur Day (N64) ou South Park (N64). Em Grunty’s Revenge, Gruntilda não abusa tanto de seus poderes mágicos, uma vez que o corpo que ela traz consigo nesse jogo é uma mera versão robótica, permitindo que admitamos seu poder mágico como algo inerente a seu corpo original. E, além do talento para magias, trata-se de uma bruxa hi-tech, uma vez que não só seu castelo é repleto de máquinas, como ela foi capaz de construir seus próprios soldados em Nuts and Bolts. Até mesmo uma indústria a Gruntilda possui, como mostrado no mundo "Grunty’s Industries” de Banjo-Tooie.
Outras características da bruxa são os constantes comentários que faz durante a aventura de Banjo e Kazooie (quase sempre através de rimas, exceto por Banjo-Tooie, por conta dos protestos de suas irmãs). E como não lembrar de sua eterna paixão por jogos de perguntas e respostas? Eles aparecem em Banjo-Kazooie,Tooie e Grunty’s Revenge através dos mini-games Grunty’s Furnance, Tower of Tragedy e Grunty’s Quiz, respectivamente. Seu papel como apresentadora nesses quiz é tirado apenas em Nuts and Bolts, que utiliza o personagem Lord of Games como comentarista das perguntas e respostas. Mas, além de Mingela e Blobbelda, Gruntilda ainda tem Brentilda como irmã. A fada é o oposto das três bruxas e ajuda Banjo e Kazooie no primeiro jogo dando informações “aparentemente” desnecessárias, pois acabam tendo suma importância no quiz exercido pela bruxa.
E, apesar de ser conhecida comumente como vilã e chefe final dos jogos da série Banjo-Kazooie, Gruntilda é personagem jogável no spin-off Banjo-Pilot (GBA) e no modo multiplayer de Banjo-Tooie. Nesse último, A bruxa é aquele típico personagem forte e resistente, mas bastante lento. E aqui vão duas curiosidades que você talvez não saiba sobre Gruntilda. A primeira é que a queda do topo de seu castelo no primeiro Banjo-Kazooie deixou-lhe tão traumatizada que, em Banjo-Tooie, se viu obrigada a cobrir o topo de Cauldron Keep com uma redoma de vidro, impedindo que Banjo e Kazooie lhe derrubassem outra vez. O outro fato curioso é que, no “Project Dream” (projeto da Rare para SNES que acabou movido para o N64 sobre o nome “Banjo-Kazooie”), Gruntilda não seria uma bruxa, mas sim um gigante! Será que Banjo e Kazooie conseguiriam derrubá-la do topo da torre mesmo assim?
Jogos em que aparece: Banjo-Kazooie (N64), Banjo-Tooie (N64), Banjo-Kazooie: Grunty’s Revenge (GBA), Banjo-Kazooie: Nuts and Bolts (X360), Banjo-Pilot (GBA)
0 comentários:
Postar um comentário