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quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Blast from the Past: Top Spin (XB)

Blast from the Past: Top Spin (XB)

No ano de 2003, um jogo de tênis foi desenvolvido pela Microsoft Game Studios com o intuito de retirar o domínio do game Virtua Tennis, da empresa Sega, do mercado: Top Spin. Lançado originalmente para Xbox, sendo posteriormente portado por outras empresas para o PC e o PS2, o game foi um sucesso de crítica e do público devido a sua mecânica de jogo simples, assim como a de seu concorrente, porém realista para a época, sendo lembrado até hoje como um dos melhores jogos de esportes feitos para o Xbox.

Variedade nas rebatidas

Embora a jogabilidade do game fosse parecida com a de Virtua Tennis, ela era muito mais complexa, ao permitir ao jogador o uso de diferentes tipos de rebatidas na bola. Enquanto o game da Sega só usava 2 botões para rebatidas, um para aplicar um lob, em que se manda a bola por cima do adversário, e um para golpe normal, Top spin apresentava um número muito maior de possibilidades ao acrescentar jogadas usadas no tênis como top spins e slices, tipos de efeitos na bola.

Hora de correr riscos

Além das rebatidas em que se apertava um mero botão para se realizar, o jogo apresentava dois tipos de rebatidas denominadas Risk Shots(tiros de risco em tradução livre): Power shot, uma rebatida muito mais forte que as outras, e o Drop shot, a clássica “largadinha”. Ao utilizar uma dessas rebatidas, uma barra aparecia na tela do jogador enquanto um pequeno marcador andava de cima para baixo. O objetivo era fazer o marcador parar o mais próximo do centro da barra, pois quanto mais próximo do meio, mais preciso era o tiro. Se usadas no momento certo essas rebatidas eram grandes aliadas do jogador. Caso o marcador fosse parado longe do centro, entretanto, o resultado quase sempre era um erro, o que levava o jogador a dosar esse recurso, pois, como o próprio nome diz, era arriscado usá-lo em demasia.

Psicológico importa sim

Um aspecto muito interessante de jogabilidade fora acrescentado ao game com o intuito de deixá-lo ainda mais realista: o In The Zone (ITZ) meter. Basicamente, quanto melhor seu jogador estivesse na partida maior seria seu ITZ, que podia ser visto no topo da tela, enquanto que momentos ruins dentro de quadra diminuiriam o mesmo. O ITZ era um fator importante dentro do jogo, pois quanto maior estivesse, menor seria a velocidade do marcador nos Risk shots. Ou seja, se você estivesse em um momento ruim na partida, seria difícil reverter a situação, pois além de não poder confiar nos seus Risks shots, seu adversário teria uma maior facilidade em usá-los.

Brincando de jogador de tênis

Além do seu robusto modo online um dos grandes destaques de Top Spin era o seu “modo carreira”. Nele você criava seu jogador do zero, mudando, além de características físicas, o próprio jeito de seu personagem jogar, ao escolher aspectos como estilo, força ou categoria, qual mão a raquete era segurada e qual o tipo de backhand (batida com a mão oposta a sua principal, sendo que esta pode ser feita com uma ou duas mãos).

Ao criar seu jogador, primeiramente era necessário arrumar patrocínio, sendo que o game possuía empresas famosas no mundo do tênis, como Prince, Rebook, Adidas, entre outras. Delas você receberia roupas, produtos reais das marcas, então caso você escolhesse a Adidas, jogaria sempre com as famosas 3 listas nos ombros, fama e dinheiro. Este último era utilizado para treinar seu jogador e podia ser adquirido também ao jogar campeonatos.

Nem tudo é perfeito

E nesses treinamentos, feitos por meio de pequenos desafios, que se mostrou um dos maiores pontos fracos de Top Spin. Enquanto Virtua Tennis apresentava uma variedade de minigames divertidos e diferentes, os de Top Spin se mostravam chatos e repetitivos, sendo que no fim, se baseavam sempre em acertar a bola em lugares demarcados no chão.

Vale a pena rever?

Com um bom elenco de jogadores reais, apesar de não contar com famosos como Federer e Sharapova, que foram acrescentados na versão do PS2, era possível jogar com lendas do esporte como Pete Sampras e, principalmente, para nós brasileiros, Gustavo Kuerten, o “Guga”. Apesar de possuir algumas falhas, nenhuma delas é suficiente para tirar o brilho deste que é o melhor jogo de tênis para Xbox.

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