Em 1993 o blue bomber deu as caras pela primeira vez na quarta geração dos vídeo games, aportando no Super Nintendo com o clássico instantâneo Mega Man X. Para a surpresa dos gamers do mundo, o jogo trazia um novo azulzinho e um novo enredo. Passado um século a frente do seu sucessor, trouxe um novo protagonista: X, um robô construído por Dr. Light nos idos de 20XX, depositado numa capsula, e reativado por Dr. Cain em 21XX. Enfrentando um novo vilão, Sigma, e ajudado por um novo parceiro, Zero, uma infinidade de questões sobre o que ocorreu com os personagens da série clássica surgiram. Embora isso nunca tenha sido respondido claramente, acompanhe aqui as pistas e possíveis teorias sobre o destino de Megaman, Protoman e seus colegas!
Enquanto isso, em Mega Man 9, Dr. Wily utiliza um robô impostor se passando por Dr. Light. Megaman, não sabendo da trama, tenta resgatar seu (falso)criador, e o robô se auto-destrói, o ferindo mortalmente. Antes de ser resgatado por Protoman, ele diz em seus últimos suspiros, algo como: "Fico feliz que não era realmente Dr. Light ... mas aquele pobre robô...". Lamentando a morte de seu "inimigo".Por fim, ao término de Mega Man 2: The Power Fighters, Dr. Wily esbraveja ao ser derrotado que Megaman na verdade é muito próximo de um vilão para sua própria espécie, destruindo robô após robô por anos e anos sem mostrar misericórdia... nosso protagonista reflete sobre as palavras, imaginando se não seria possível convencer os inimigos de sua causa ao invés de matá-los.
Os projetos apresentados em Power Fighters apresentam o desenho do Zero após Mega Man X 2, provavelmente indicando que o Zero de Mega Man X 1 e antes seria uma versão incompleta, prejudicada pela sabotagem de Bass. Completada somente após a reconstrução naquele (onde é possível que Zero se transforme em Maverick). Talvez atuação do mesmo "fantasma" ou equivalente de Wily responsável pelos eventos de Mega Man X 5 (veja abaixo).
No novo corpo, Protoman enfrenta Megaman, que estava rebelado contra a humanidade (veja acima) conseguindo derrotá-lo. Ao término da batalha, Wily ordena que Protoman dê um fim a seu irmãozinho, mas ele se nega e tenta fugir com o corpo de Megaman danificado para levá-lo a Light, mas é desativado remotamente por Dr. Wily a partir de um sistema de segurança colocado pelo vilão no novo corpo robótico.
Também, no mesmo jogo, em um encontro com o holograma de Dr. Light, o barbudo vê Zero pela primeira vez e o alerta que as visões de um velho (que ele alega não saber que se trata de Wily) em seus sonhos podem ser uma espécie de bug ou implantadas artificialmente, e que ele não deve se preocupar com isso.
Uma informação conflitante é que Zero possui uma lembrança de Wily pedindo para que ele acorde e destrua algo (uso do pronome "it" em inglês, se refere a objetos, coisas, animais e robôs). Pelo que sabemos até agora, Zero foi criado antes de Megaman X, logo não seria ele a ser destruído.
Como Protoman se recusa a matar Megaman, Wily percebe então que será necessário colocar uma nova programação, por cima da "alma" original dele, depositada então na pedra em sua cabeça, instruindo que ele destrua de uma vez Megaman original (quem ele não sabe que se auto destruiu na presença de Dr. Light). A velhice chega para velho vilão que não vê sua criação tomar vida completa - Zero, sendo seu nome o início de um novo robô, apagando Protoman de seu corpo - nem a necessidade de ativá-lo, já que Megaman não aparece novamente. Em 21XX é encontrado por uma equipe de maverick hunters liderada por Sigma nos restos do laboratório de Wily.
Ao quase assassinar Sigma (então grande herói), os resquícios de Protoman tentam impedir a ação de Zero, ocorrido quando o comportamento conflitante causa dor e a pane em Zero, com "W" aparece em sua cabeça. Essa programação destrutiva originou o Maverick Virus ao ser liberada e entrado em contato com Sigma, que quebra a pedra, o que causa também conflito e pane nos sistemas de Zero, que perde suas memórias. Retornando assim aos seus sentimentos mais primitivos de Protoman, proteger Megaman, representado no séc. XXII por Megaman X.
O plano de Sigma em Mega Man X 5 (instruído de alguma forma misteriosa por Dr. Wily, talvez memórias transplantadas pela programação quando quebrou a pedra) de "purificar" Zero visaria então a apagar completamente a programação ou "alma" original de Protoman que ele carregava. Isso ao exposto intensivamente ao Sigma Virus, variante do Maverick Virus, e originalmente a programação feita por Wily para transformar Zero/Protoman em máquina destrutiva.
Ao exterminar Sigma, naquele momento o repositório o Maverick Virus e se sacrificando novamente por Megaman X, Zero exprime que finalmente entendeu o propósito de sua vida, proteger Megaman, tal como sempre fizera desde os tempos de 200X.
Em uma entrevista dada ao site 1up à época do lançamento de Mega Man 9, um dos criadores disse que não era o momento ainda de fazer a ponte entre as duas séries... uma pena pois os anos passam, e Mega Man acaba cada vez mais esquecida nos porões da Capcom ou relegada a ports e minigames em celulares.
Aparentemente o único meio possível de descobrir o que houve entre as duas gerações, é perguntar para Auto, o simpático robô ajudante de Dr. Light, que aparece em um brevíssimo momento assistindo TV e comendo umas guloseimas, isso na cutscene introdutória de Volt Catfish dos remakes de Mega Man X 3 para PC, Playstation e Sega Saturn.
Enquanto isso podemos apenas nos contentar com teorias e especulações. O que acharam das minhas, muito mirabolantes? E as de vocês? Como seriam os eventos entre 20XX e 21XX? Compartilhem aqui para nos ajudarmos a entender melhor os mistérios de uma das mais importantes séries da história dos games!
Atenção: Este texto contém inúmeros SPOILERS sobre a série original e a série X de Mega Man. Caso você nunca tenha jogado nenhum dos jogos aqui citados, poderá ter as surpresas estragadas.
Evidências, pistas e especulações
O objetivo deste texto é sumarizar as informações fornecidas pela Capcom e por Kenji Inafune - criador das séries - ao longo dos jogos que podem nos ajudar a revelar e interpretar os acontecimentos que levaram da série clássica à série X. O artigo ficará separado por personagem, sendo apresentadas as evidências disponíveis nos games seguidas de uma teoria minha sobre o que ocorreu. Evidentemente, minhas teorias não tem nenhum valor oficial, sendo apenas respostas pessoais aos mistérios da série.Megaman
- Pistas: Finais de Mega Man 7, Mega Man 9, Mega Man 2: The Power Fighters
Enquanto isso, em Mega Man 9, Dr. Wily utiliza um robô impostor se passando por Dr. Light. Megaman, não sabendo da trama, tenta resgatar seu (falso)criador, e o robô se auto-destrói, o ferindo mortalmente. Antes de ser resgatado por Protoman, ele diz em seus últimos suspiros, algo como: "Fico feliz que não era realmente Dr. Light ... mas aquele pobre robô...". Lamentando a morte de seu "inimigo".Por fim, ao término de Mega Man 2: The Power Fighters, Dr. Wily esbraveja ao ser derrotado que Megaman na verdade é muito próximo de um vilão para sua própria espécie, destruindo robô após robô por anos e anos sem mostrar misericórdia... nosso protagonista reflete sobre as palavras, imaginando se não seria possível convencer os inimigos de sua causa ao invés de matá-los.
- Minha Teoria:
Megaman X
- Pistas: Introdução de Mega Man X, OVA Day of Sigma (Maverick Hunter X)
- Minha Teoria:
Embora os artworks e manuais da série X afirmem que Dr. Cain era arqueólogo, provavemente isto seja um erro dos criadores. No diário disponível no manual estadunidense de Mega Man X, Dr. Cain anota que está em um sítio arqueológico procurando por fósseis de plantas da era Mezozóica, o que é um erro grosseiro. A área que estuda, por meio de escavações, vida animal e vegetal do passado é a paleontologia. É uma ciência biológica, busca entender fisiologicamente as formas de vida antigas. Enquanto isso, a Arqueologia é mais próxima da História, é uma humanidade, busca entender por meio das escavações as relações socias, políticas, econômicas e culturais do passado humano. Todavia, ao descobrir o laboratório de Dr. Light, Cain acabou fazendo um trabalho arqueológico sem querer.
Bass
- Pistas: Finais de Mega Man & Bass e Final de Mega Man 2: The Power Fighters
- Minha Teoria:
Protoman
- Pistas: Artwork Mega Man 8, Finais de Mega Man 10 e Mega Man 2: The Power Fighters.
- Minha Teoria
Os projetos apresentados em Power Fighters apresentam o desenho do Zero após Mega Man X 2, provavelmente indicando que o Zero de Mega Man X 1 e antes seria uma versão incompleta, prejudicada pela sabotagem de Bass. Completada somente após a reconstrução naquele (onde é possível que Zero se transforme em Maverick). Talvez atuação do mesmo "fantasma" ou equivalente de Wily responsável pelos eventos de Mega Man X 5 (veja abaixo).
No novo corpo, Protoman enfrenta Megaman, que estava rebelado contra a humanidade (veja acima) conseguindo derrotá-lo. Ao término da batalha, Wily ordena que Protoman dê um fim a seu irmãozinho, mas ele se nega e tenta fugir com o corpo de Megaman danificado para levá-lo a Light, mas é desativado remotamente por Dr. Wily a partir de um sistema de segurança colocado pelo vilão no novo corpo robótico.
Zero
- Pistas: Mega Man 2: The Power Fighters, Mega Man X 4 e Mega Man X 5.
Também, no mesmo jogo, em um encontro com o holograma de Dr. Light, o barbudo vê Zero pela primeira vez e o alerta que as visões de um velho (que ele alega não saber que se trata de Wily) em seus sonhos podem ser uma espécie de bug ou implantadas artificialmente, e que ele não deve se preocupar com isso.
Uma informação conflitante é que Zero possui uma lembrança de Wily pedindo para que ele acorde e destrua algo (uso do pronome "it" em inglês, se refere a objetos, coisas, animais e robôs). Pelo que sabemos até agora, Zero foi criado antes de Megaman X, logo não seria ele a ser destruído.
- Minha Teoria:
Ao quase assassinar Sigma (então grande herói), os resquícios de Protoman tentam impedir a ação de Zero, ocorrido quando o comportamento conflitante causa dor e a pane em Zero, com "W" aparece em sua cabeça. Essa programação destrutiva originou o Maverick Virus ao ser liberada e entrado em contato com Sigma, que quebra a pedra, o que causa também conflito e pane nos sistemas de Zero, que perde suas memórias. Retornando assim aos seus sentimentos mais primitivos de Protoman, proteger Megaman, representado no séc. XXII por Megaman X.
O plano de Sigma em Mega Man X 5 (instruído de alguma forma misteriosa por Dr. Wily, talvez memórias transplantadas pela programação quando quebrou a pedra) de "purificar" Zero visaria então a apagar completamente a programação ou "alma" original de Protoman que ele carregava. Isso ao exposto intensivamente ao Sigma Virus, variante do Maverick Virus, e originalmente a programação feita por Wily para transformar Zero/Protoman em máquina destrutiva.
Ao exterminar Sigma, naquele momento o repositório o Maverick Virus e se sacrificando novamente por Megaman X, Zero exprime que finalmente entendeu o propósito de sua vida, proteger Megaman, tal como sempre fizera desde os tempos de 200X.
A teoria de que Zero é o responsável por matar de todos os personagens da série clássica, embora muito bem aceita pela comunidade gamer em geral, é na verdade uma fã fic. É a teoria do autor da célebre Sprite Comic Bob and George, apresentada em doses homeopáticas ao longo dos seis anos em que foi publicada. No entanto, em uma sessão de perguntas e respostas feita pela Capcom dos EUA, Kenji Inafune afirmou que não foi isso que ocorreu, que ele não criou Zero para ser um genocida.
Apenas teorias
Infelizmente Mega Man 9, e especialmente 10, decepcinou todos os gamers fãs do blue bomber ao redor do globo por não apresentar nada de claro referente a ponte entre a Série Clássica e a Série X. O único jogo que realmente possuiu essa preocupação foi Mega Man 2: The Power Fighters, lançado para arcade no Japão em 1996 e portado para os consoles em Mega Man Anniversary Collection em 2005. Graças a ele temos um ponco a que especular sobre.Em uma entrevista dada ao site 1up à época do lançamento de Mega Man 9, um dos criadores disse que não era o momento ainda de fazer a ponte entre as duas séries... uma pena pois os anos passam, e Mega Man acaba cada vez mais esquecida nos porões da Capcom ou relegada a ports e minigames em celulares.
Aparentemente o único meio possível de descobrir o que houve entre as duas gerações, é perguntar para Auto, o simpático robô ajudante de Dr. Light, que aparece em um brevíssimo momento assistindo TV e comendo umas guloseimas, isso na cutscene introdutória de Volt Catfish dos remakes de Mega Man X 3 para PC, Playstation e Sega Saturn.
Enquanto isso podemos apenas nos contentar com teorias e especulações. O que acharam das minhas, muito mirabolantes? E as de vocês? Como seriam os eventos entre 20XX e 21XX? Compartilhem aqui para nos ajudarmos a entender melhor os mistérios de uma das mais importantes séries da história dos games!
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