Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Blast from the Past: NFL Quarterback Club 98 (N64)

Blast from the Past: NFL Quarterback Club 98 (N64)
A coluna Blast from the Past aborda os grandes clássicos do passado – seu contexto histórico, características e bastidores. Leia outras edições »
boxVocê está pronto para o futebol americano? Este esporte fantástico que vem ganhando cada vez mais apreciadores e até mesmo praticantes em ligas organizadas aqui no Brasil possui uma enorme tradição nos videogames da Nintendo. NFL Quarterback Club é tão importante que perde somente para a renomada série Madden em número de jogos lançados para consoles da Big N. Neste Blast from the Past, vamos relembrar e marcar muitos touchdowns com uma das melhores séries esportivas da geração 64 bits.

Nintendo Bowl

nflNFL, caso você não saiba, é a sigla da National Football League, ou Liga Nacional de Futebol Americano, entidade que hoje é a responsável pela organização do principal campeonato de futebol americano do mundo. Trata-se da maior liga de esportes da América do Norte, e alguns de seus times chegam a valer mais de um bilhão de dólares. O Super Bowl, a grande final do campeonato, é o evento televisivo mais importante do ano nos Estados Unidos, fazendo circular em seus comerciais uma quantidade de dinheiro praticamente inconcebível para nossos limitados cérebros humanos. É sério, são os segundos de publicidade mais caros da televisão mundial! E como esporte, paixão e dinheiro têm tudo a ver com o mercado de videogames, não é surpresa alguma que o futebol americano tenha marcado presença nos consoles da Nintendo desde os primórdios.
tecmoO primeiro grande sucesso do futebol americano no universo da Big N foi Tecmo Bowl, lançado para o NES em 1989 e disponível no Virtual Console. O jogo pioneiro no uso de licenças para utilizar tanto os nomes de times como os de jogadores reais fez tamanho sucesso que acabou eclipsando a versão homônima para arcade. Foi uma verdadeira febre e abriu as portas para que uma enxurrada de franquias chegasse aos nossos lares. Dentre elas, duas merecem destaque por sua impressionante longevidade: Madden, da EA, que todo mundo conhece por ainda contar com lançamentos anuais, e NFL Quarterback Club, a série descontinuada da também extinta Iguana Entertainment.
1070049-588523_85673_front_largeDepois de fazer sucesso com uma excelente estreia no Super Nintendo e uma extremamente simpática e divertida versão para o Game Boy tijolão, a franquia NFL Quarterback Club veio com tudo para o Nintendo 64, contando com lançamentos anuais de 1997 até 2000 no console (não se deixe enganar pelos títulos. Assim como ocorre nas principais séries de esporte atuais, o ano que dá nome ao jogo indica a temporada que vai chegar, não a que acaba de passar. Portanto, NFL Quarterback Club 98 é de 1997, não de 1998). Como já vinha ocorrendo nos dois NFL Quarterback Club Gameboyconsoles supracitados, a série dividia a preferência dos jogadores no mercado com Madden. O maior trunfo de NFL Quarterback Club sobre seu concorrente, como Tecmo Bowl já havia mostrado ser importante no passado, foi contar com a licença para utilizar jogadores e times reais, enquanto Madden Football 64 contava tão somente com o carisma do então locutor e antigo treinador do Raiders, John Madden. Não deu outra, com o licenciamento (e visual bem superior ao do concorrente direto) NFL Quarterback Club caiu nas graças da galera.

Temos um jogo!

0Mas chega (favor ler este "chega" como se fosse um “latido” do comentarista Paulo Antunes) de história, vamos ao que interessa, os modos de jogo de NFL Quarterback Club 98. O carro chefe é o Simulations, que se divide em Custom e Historic. A primeira opção permite criar uma partida com o cenário que bem entender, desde o placar inicial, passando por quem está com a posse de bola, até quanto tempo de jogo resta no relógio. Já a segunda inclui cinquenta cenários diferentes baseados em partidas que realmente ocorreram na vida real, oferecendo desafios que alteram ou reafirmam a história do esporte. Como de praxe em todos os simuladores sérios, há um modo de Season no NFL Play no qual o jogador escolhe o time de sua preferência e o conduz ao longo de toda a temporada de 1997, lutando para chegar ao grande Super Bowl. Para os mais apressadinhos, o modo playoff permite pular direto para a fase mata-mata do torneio. Claro, há também um Quick Play para quem quiser disputar somente um breve jogo amistoso.
1Uma característica digna de nota em NFL Quarterback Club 98 é sua riquíssima ferramenta de customização, permitindo criar o seu próprio time de futebol americano, selecionando o livro de jogadas de qualquer uma das equipes do game. Na hora de montar seu plantel, é só escolher entre os jogadores dos outros times ou entre os free agents, que incluem jogadores criados por você mesmo. É engraçado que muito antes dos jogos de esporte abraçarem o modo "carreira", "seja uma estrela" e afins, neste jogo eu já brincava de criar um atleta com meu nome e aparência e tentar conduzi-lo na melhor temporada possível para transformá-lo numa lenda do esporte. Bons tempos. Aliás, falando em lendas do esporte, o game ainda conta com uma pequena enciclopédia virtual do esporte, apresentando a biografia completa de trinta lendas verdadeiras do futebol americano.

Rasteja, verme!

O esquema básico de jogabilidade em NFL Quarterback Club 98 é o seguinte: você assiste à partida pelas costas dos jogadores de ataque, tendo a endzone e a trave de field goal sempre a sua frente. A primeira coisa que você precisa fazer para começar a jogar é escolher uma dentre as dezenas de jogadas disponíveis no seu playbook para tentar chegar na endzone e pontuar. Esse é o objetivo principal em qualquer partida. Essencialmente, num resumo bem básico, você vai correr ou passar a bola para frente tentando avançar no campo. Sempre que a sua jogada terminar, um resumo do que acaba de acontecer aparece na tela em forma de texto, indicando quantas jardas do campo foram conquistadas ou perdidas. Ao lado do texto, aparece uma foto do jogador que participou ativamente do lance. Na época, isso era algo bem legal.
zzz 3
Nas jogadas em que você resolver tentar o passe para frente, assumirá o controle do quarterback, e cada um dos possíveis recebedores terá sobre suas cabeças um ícone representando um botão do controle do Nintendo 64. O esquema é observar as rotas que eles irão percorrer (daí a importância de estudar bem seu playbook), perceber quais deles têm mais chances de ficar livre da marcação da defesa em seu caminho, e apertar o botão deste recebedor para que ele receba a bola. Quanto mai2s você entender do esporte, mais complexo e divertido fica bancar o Peyton Manning e chamar suas próprias jogadas na linha de scrimmage. Quando estiver jogando pela defesa, seu objetivo é impedir que o ataque avance as jardas necessárias para obter uma nova série de descidas (ou downs). Ou seja, é hora de caprichar nos "rasteja, verme!" e sackar o quarterback, derrubando-o atrás do ponto onde a jogada de ataque começou até conseguir recuperar a bola para o seu time de ataque.

Dormir é para os fracos

Tom-Brady1Se você não entendeu muito bem a essência do futebol americano ou alguns dos termos técnicos que eu usei no texto, recomendo a leitura desta apostila, escrita por Everaldo Marques, narrador da ESPN, emissora responsável pela transmissão dos jogos da NFL no Brasil. Trata-se de um jogo muito complexo, mas também muito recompensador. Passe algumas madrugadas em claro estudando as regras e assistindo aos jogos e você logo vai perceber que o futebol americano não tem nada a ver com aquele preconceito bobo propagado por muitas pessoas, que o taxam de violento e brutal. Quanto mais você jogar, mais vai perceber que o esporte está muito mais próximo do xadrez que do MMA.
jr-jmMas e você leitor, já curte futebol americano? Se sim, qual seu game favorito deste esporte? Se não, que tal dar uma chance pra ele agora? Seja qual for seu console, não faltam opções de jogos. Aliás, será que ainda vamos ver outra franquia capaz de bater de frente com a série Madden do mesmo modo que fez NFL Quarterback Club? Ou você acha que hoje só temos espaço para o Madden mesmo?

0 comentários:

Postar um comentário