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terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Rare Candy (Pokémon)




Tendo como efeito "elevar o nível base do Pokémon", é natural que o Rare Candy seja tão popular desde os primeiros jogos da franquia entre os treinadores Pokémon. Conhecido no oriente como "Mysterious Candy", o Rare Candy, não pode comprado em lojas do jogo como outras vitaminas (Protein, Zinc, Carbos, por exemplo). E apenas de seu preço de venda ser $2400, isso não é o suficiente para tentar um treinador e impedi-lo de guarda-lo para usar em níveis mais avançados que são mais difíceis para evoluir. Mas será que vale a pena evoluir seus monstrinhos dessa maneira? Hoje vamos aprender como funciona esse item tão amado e popular.


Eu quero um doce!


Nas versões Red, Blue e Yellow, Rare Candy era um item mais raro e difícil de ser obtido, além das poucas unidades obtidas durante sua aventura, não chegando à dez. Ele compartilhava dessa raridade com a Moon Stone, que da mesma forma, não podia ser obtida ilimitadamente e era um tanto mais rara por ter menos unidades pelo jogo. Na verdade, só era possível conseguir três Moon Stones,  para os quatro Pokémon (Nidorina, Clefairy, Jigglypuff e Nidorino) que evoluíam por meio dela.


Aparentemente, a maneira mais produtiva de usar o raro item, seria aguardar para um Pokémon em nível 97 e usar os três, atingindo o nível máximo. Um único Pokémon. Claro que isso não era suficiente. Logo, muitos treinadores investiram um pouco de seu tempo executando o tão popular e infame truque de "MissingNo", tornando o item infinito. E como é simples concluir, tendo infinitos Rare Candies você pode elevar todos os seus monstrinhos ao nível máximo custando apenas sua paciência apertando o botão A. E vale a pena?

Nem tudo é doce



Vocês já ouviram falar sobre aquele assunto chato, os IVs (Individual Values) e EPs (Effort Points), certo? Em um resumo simples, o IV é algo que vem no gene do Pokémon. Determina, desde o ovo, qual será a base de seus atributos (stats). Assim sendo, um Pokémon com IV 31 (o máximo) em Attack, terá um valor de Attack superior ao Pokémon com IV 29 no mesmo atributo, caso ambos tenham a mesma Nature e distribuição de EPs. Os EPs, por sua vez, são pontos que cada Pokémon ganha ao derrotar outro Pokémon. Se seu Pokémon derrota um Pokémon que tem como principal característica o Special Attack, ele renderá Effort Points de Special Attack para seu Pokémon. São temas um pouco mais profundos que isso, mas hoje isso é o suficiente para podermos entender as desvantagens do Rare Candy.

Ao usar o Rare Candy, seu Pokémon avança um nível sem enfrentar nenhum outro Pokémon. Assim sendo, ele não recebe seus pontos de Effort e ao atingir o nível máximo seus atributos estarão bem abaixo de outros Pokémon que treinaram adequadamente. Viram como o atalho pode não compensar? Mas alguém pode falar:


Beep! Resposta errada! Jigglypuff não aprova isso! Pode evoluir o Jigglypuff precocemente com uma das três Moon Stones dos primeiros games (e se arrepender), mas não pode socá-lo de Rare Candies! E isso é por causa de outro elemento, o "Stat EXP", como é conhecido em fóruns estrangeiros e pode ser traduzido para nós como "experiência por atributo". Resumidamente, cada atributo tem uma experiência oculta nesses primeiros games e que deve ser atingida para elevar o atributo além do comum e isso obtêm batalhando. Funciona de uma forma semelhante ao Effort (Game Freak já sabia o que estava fazendo), pois derrotar um Alakazam concede uma excelente bonificação em Special, enquanto derrotar um Dragonite concede excelente bonificação em Attack.

"Mas e se meu Pokémon está no nível 100? Não posso passar de nível para receber os pontos dos Pokémon que derrotei!"

E é depositando e retirando ele da box (PC, em qualquer Pokémon Center) que resolvemos isso. Conhecido como "Box Trick" (ou "truque das caixas"), esse truque nos permite, digamos, "atualizar" o Pokémon, fazendo-o receber a pontuação adequada, de acordo com os Pokémon que venceu. Dessa maneira, podemos "atualizar" um Pokémon antigo (primeiras duas gerações) elevado por Rare Candy, mas o mesmo não se aplica aos Pokémon da terceira geração (Ruby & Sapphire) em diante, quando o sistema de Effort foi realmente fixado nos jogos. Lembrando que diferente das primeiras gerações em que era possível "maximizar" (chegar ao limite permitido) de todos os atributos do Pokémon, nos novos jogos isso é possível apenas em dois atributos ao mesmo tempo. Mas bem, vocês podem estudar isso melhornesse excelente guia e tirar todas as duvidas sobre o assunto.

Ainda querem doces? Diferente da primeira geração, ficou mais fácil para obter esses itens nos jogos seguintes, começando por Gold/Silver mesmo. Entretanto, hoje aprendemos (ou não!) que esse atalho não compensa. É ter um Pokémon no nível máximo apenas por número, menosprezando todo seu incrível potencial. Por hoje é isso, smell ya later!

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